Pesquisa Google

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Filho de Leonardo estrela 'Meu pé de laranja lima': 'É difícil chorar de raiva'



João Guilherme Ávila protagoniza primeiro longa, que estreia nesta sexta. 
"Meu pé de laranja lima", livro de José Mauro de Vasconcelos publicado há 45 anos, ganha nova adaptação para o cinema. O longa estreia nesta sexta-feira.
Com José de Abreu e Caco Ciocler no elenco e dirigido por Marcos Bernstein (roteirista de "Central do Brasil"), o filme revela João Guilherme Ávila. Ele interpreta o garoto Zezé, que sonha em ser escritor, mas encara uma infância pobre e sofrida no interior de Minas Gerais. Para lidar com seus problemas, ele vê no pé de laranja plantado no quintal de sua casa seu melhor amigo.
Imagem inline 1
CINCO SAFRAS
Relembre versões de 'Meu pé de laranja lima'
'Meu pé de laranja lima' de 1970 (Foto: Divulgação)
Primeira versão do clássico para o cinema foi dirigida por Aurélio Teixeira e estreou em 1970, dois anos após o lançamento do livro. O ator Julio Cesar Cruz deu vida ao garoto.
'Meu pé de laranja lima' da TV Tupi, 1970 (Foto: Divulgação)
No mesmo ano da estreia do filme, a TV Tupi exibiu a primeira novela baseada na obra. O elenco contava com Eva Wilma, Nicete Bruno, Dennis Carvalho e Haroldo Bota no papel de Zezé.
'Meu pé de laranja lima' de 1980 (Foto: Divulgação)
Em 1980, dez anos depois da novela da TV Tupi, a Bandeirantes exibiu uma nova versão da história. Alexandre Raymundo foi o ator escolhido para passar pelas aventuras do menino interiorano.
'Meu pé de laranja lima' de 1998 (Foto: Divulgação)
O ator ruivinho Caio Romei protagonizou a novela exibida em 1998 na Rede Bandeirantes. Gianfrancesco Guarnieri, Rodrigo Lombardi e Regiane Alves também estavam no elenco.
'Meu pé de laranja lima' de 2013 (Foto: Divulgação)
Com direção de Marcos Bernstein e estrelado por João Guilherme Ávila, o filme estreia nesta sexta (19). José de Abreu vive o Portuga, e Caco Ciocler representa Zezé na fase adulta.

































Aos 11 anos, João, filho do cantor sertanejo Leonardo com a dançarina Naira Ávila, diz que fez o teste para "Meu pé de laranja lima" dois anos atrás e que não conhecia a história do livro. Em entrevista ao G1, ele conta como foi chamado para dar vida ao personagem da literatura infanto-juvenil brasileira. "Eu nunca tive a ideia de ser ator, mas, aos sete anos, um amigo da minha mãe me chamou para fazer um curta, que se chama 'Vento'. Por sorte, o mesmo preparador de elenco do curta, que é o Bruno Costa, me indicou para fazer este filme", afirma.
Como protagonista do longa, João teve que enfrentar sequências complicadas para uma criança, de violência física e psicológica. Seu personagem é sensível, passa por momentos de solidão e inventa suas próprias histórias.
"As partes mais difíceis do filme foram as que eu tive que chorar de raiva por estar muito triste. Mas também tinha as partes boas, como a cena em que eu tenho que pisar nos cacos do vaso de porcelana. Adorei fazer essa", diz o ator. Outra experiência para o garoto foi contracenar com o veterano José de Abreu, que vive o personagem Manuel Valadares, o Portuga, com quem Zezé cria um forte laço de amizade. "Foi muito legal trabalhar com ele. Ele é muito gente boa e foi um parceiro, sempre brincava comigo."
Para a pré-estreia do filme em São Paulo, João conta que convidou todos os amigos da escola, que acham divertido ter um colega artista. "Muitas pessoas devem achar que é fácil ser ator, que é vida boa, que pode faltar na aula, mas não é tão bom assim. Tem uma grande parte que eu acho ruim que é ter que acordar cedo, trabalhar nas cenas. É bem trabalhoso, mas depois, quando você vê o resultado, vale a pena", afirma com maturidade.

João mostra-se certo de que nunca pensou em ser músico, como Leonardo, e que, agora, está se "concentrando no cinema". Mas diz também que gostaria muito de interpretar seu pai em um filme sobre sua vida. "Tinha que ver, mas acho que vai ser bem difícil". Fã de astros como Johnny Depp e "a Bella do Crepúsculo", Kristen Stewart, o ator prodígio, que estuda inglês desde os três anos, promete se revelar um grande nome do cinema brasileiro. "Quando o Oscar vier, será ótimo."

Nenhum comentário: