Pesquisa Google

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Memórias sertanejas

Da plantação de tomates aos palcos de todo o Brasil, o cantor sertanejo Leonardo conta sua história de vida e sucesso na biografia Não aprendi dizer adeus


O cantor pretende lançar uma cinebiografia

O movimento “Procure Saber” criou uma briga entre alguns dos principais cantores e compositores brasileiros contra os biógrafos – ou pelo menos aqueles de biografias não autorizadas. Nesse contexto nebuloso, o cantor Leonardo – um dos mais bem sucedidos e longevos da música sertaneja brasileira –, lança a sua biografia autorizada: Não aprendi dizer adeus. O livro, que sai sob o selo Casa da Palavra, foi escrito junto ao jornalista Silvio Essinger, e repassa os 50 anos de vida e 30 de carreira de Leonardo.
Quem é fã de verdade não só reconheceu no título do livro um dos versos mais famosos da carreira de Leonardo como pescou a referência à grande perda da carreira do cantor. A trajetória começou quando o cantor ainda era conhecido como Emival Eterno da Costa e, ao lado do irmão, Luiz José, fundou uma das primeiras grandes duplas sertanejas da história. A trajetória de Luis José & Emival Eterno iniciou-se e terminou em Goianópolis (GO) no início da década de 1980. Em seu lugar, os pseudônimos Leandro & Leonardo dominaram a música sertaneja de 1983 até 1998.
O adeus mais difícil de Leonardo foi dado em 1998. Depois de uma dura luta contra um câncer de pulmão, Leandro, irmão e companheiro de dupla, acabou falecendo. “Ele sempre dizia que ia sair dessa. E que, se eu colocasse um outro irmão para cantar no lugar dele, significaria que nunca iria estar recuperado”, lembra Leonardo, elegendo a morte do irmão como seu momento mais difícil. Após perder sua outra metade, o cantor sertanejo ficou seis meses longe dos palcos.
O projeto do livro, de acordo com Leonardo, é filho da ideia de lançar uma cinebiografia – nos moldes do sucesso Dois Filhos de Francisco, de Breno Silveira, que conta a história de Zezé Di Camargo e Luciano. Como a burocracia do cinema entravou o desenvolvimento do filme, Leonardo voltou-se para a literatura. 

Biografias Diante da polêmica do grupo “Procure Saber” contra biógrafos, Leonardo também deu seu pitaco sobre esse tipo de literatura. “Uma biografia não autorizada seria mentirosa porque teriam coisas que não existiram. E eu seria contra”, disse ele ao Uol durante noite de autógrafos em São Paulo. Sempre bem humorado, o cantor romântico disse que ter uma biografia não autorizada “é a mesma coisa que dormir na cama dos outros sem avisar”.
 Não Aprendi Dizer Adeus
Autor: Leonardo.
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 256
Preço: R$ 29,90 

Nenhum comentário: